terça-feira, 26 de junho de 2012

SISTEMA KANBAN


Sistema kanban

            Sistema kanban é uma ferramenta do Just in time, traduzido tem como significado “cartão”, ele tem o papel de controlar as produções e estoques através de cartões com cores ( verde, vermelho e amarelo), onde cada empresa adota seu significa. 

            Para sua implementação é necessário a mudança do sistema de produção empurrada para o puxado.  Fazendo com que a empresa evite o desperdício e assim produza apenas o que se é vendido.

            Esse sistema foi criado por volta de 1960, pelo vice-presidente da Tayoto Motor, onde se tinha o objetivo de produzir vários modelos de automóveis em pequena quantidade na mesma linha de montagem, e foi baseada em um sistema  dos supermercados americanos para controlar a saída e entrada de mercadorias.

4 comentários:

  1. Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. É um conceito relacionado com a utilização de cartões para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.

    Publicado por Cynthia Gabrielle Ribeiro Nogueira

    ResponderExcluir
  2. O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia. Os Kanbans físicos (cartões ou caixas) podem ser Kanbans de Produção ou Kanbans de Movimentação e transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se realize Just in time - metodologia desenvolvida e aperfeiçoada por Taiichi Ohno e Sakichi Toyoda conhecida como Sistema Toyota de Produção.

    Publicado por Tamires Guimarães Bragantini Moraes

    ResponderExcluir
  3. Sistema Kanban é um instrumento de controle de produção. Ele tem a função de um pedido de produção no departamento de fabricação e a função de instruções de retirada no processo subseqüente. Mesmo que os empregados que fazem as peças tenham de produzir certa quantidade de um produto dentro de certo tempo, eles na sabem quanto e quando será usado de fato. Eles só podem produzir algo de acordo com um programa de produção comunicado pelo departamento de controle de produção.

    Publicado por Ana Lidia Caraça Candido

    ResponderExcluir
  4. O kanban é um método de adaptação às alterações devido as variações da demanda de produtos, sendo que os processos devem produzir os produtos necessários, no tempo e quantidade necessárias. Assim sendo, a primeira necessidade para a produção no tempo exato é conhecer as características de todo o processo produtivo sobre o tempo e quantidades necessidade em cada estação de trabalho.

    Ao contrário do sistema convencional, a produção JIT utiliza o sistema de puxar. Puxar significa não processar até a solicitação, isto é sob pedido. O sistema de puxar consiste em retirar as peças necessárias do processo precedente, iniciando o cicio na linha de montagem final, pois é aqui que chega a informação com exatidão de tempo e quantidades necessárias de peças para satisfazer às demandas.

    Publicado por Rosilene Souza

    ResponderExcluir